ENXOVAL

Bom, já lá vai o tempo em que as avós, as mães e as próprias noivas preparavam, anos a fio, o seu enxoval, normalmente composto por grandes peças de linho bordadas, muitas vezes herança de família. Confesso que eu tenho muitas dessas peças ainda, apesar de nunca ninguém ter trabalhado para isso. Uma herança que gosto, respeito mas, sinceramente, não me estou a ver deitada em lençóis de linho ou algodão bordados onde os meus trisavós deitaram…é um pouco…estranho.

Hoje em dia, com tanta diversidade, e da forma como o mundo anda, os casais casam cada vez mais tarde e, curiosamente, sem grande tempo para pensar nessas coisas a não ser quando chega, de facto, a hora de o fazer! Ou seja, durante o noivado.

E, cá para nós, é muito mais interessante juntar, escolher e adquirir o enxoval partilhando os gostos dos dois, do que só de um, não acham?

Deixo aqui umas dicas que podem ser úteis na hora de pensar os “básicos”.

Serviço (de pratos)

Há que ter em conta, fundamentalmente, duas ocasiões na vida do novo casalinho: a louça do quotidiano e a de cerimónia.

Os materiais são vários: porcelana, porcelana fina (chinesa), faiança, louça de barro e vidro.

Os dois primeiros materiais são mais nobres: é óbvio que um serviço de cerimónia terá que ser composto por este género. Algumas casas de grande nome que podem dar um toque de classe a uma mesa requintada: Villeroy & Boch, Vista Alegre, Porcelana de Meissen, entre muitas outras mas, a principal, a provavelmente mais importante de todas, Limoges.

Claro que há casos mais raros de Companhia das Índias…mas, se não são heranças familiares, só em Antiquários! E noivos que começam uma vida a gastar metade do orçamento no serviço de cerimónia que só irão utilizar de quando em vez, talvez não tenham para mais nada…e a lista mal começou!!!!

Em relação à louça do dia-a-dia: dêm asas à imaginação! Podem ter das mais divertidas e coloridas às mais austeras. Imaginem-se a comprar cada pecinha na loja do Gato Preto, no Ikea, ou outro lado qualquer, e como será emocionante colocar a mesa para as primeiras refeições juntos, na vossa casinha! 

A EVITAR: louça de plástico. Por AMOR DE DEUS! Mesmo quando tiverem crianças!

 Independentemente de ser serviço para ocasiões especiais ou para todos os dias, é fundamental não esquecer:

jogo de chá

jogo de café

prato raso, prato de sopa, prato de sobremesa

prato de bolo

terrina

travessas (média, pequenas, grandes)

molheira

saladeira

Copos

Neste caso também é costume fazer-se uma distinção entre copos para cerimónia e copos para todos os dias (normalmente de vidro).

Também há para todos os gostos. Na primeira ocasião, o cristal é incontornável. Para alguns entendidos o melhor do mundo é o Checo, mas o cristal Atlantis (que AINDA É NOSSO, BEM PORTUGUÊS!!!!!) é tido como um dos melhores do mundo. E, de facto, é espectacular! Uma mesa fica sempre fabulosa com o toque do cristal. Outros copos de cerimónia que são CARÍSSIMOS (bem como toda a linha) para além de extravagantes, são os da linha Versace. Maravilhosos, mas cada um é quase um conjunto de 6 dos outros…

Vidros…só me lembro de um dos maiores e melhores produtores do mundo, português: Marinha Grande!

Se têm pena ou não têm possibilidades de fazer este tipo de investimento para a louça do dia-a-dia, não fiquem tristes! Há imensos conjuntos giríssimos nas grandes lojas, com marcas boas e de qualidade.

O que é importante é não deixar de fora as peças principais:

copos de água, vinho branco, vinho tinto, licor, uísque, conhaque;

jarros para água e sumo;

saleiro/galheteiro;

bandejas;

(algumas bases de pratos são bem bonitas, tanto em cristal como em vidro!)

decantador

jarros para flores (também os há em porcelana DIVINAIS!)

e, claro, o que habitualmente chamamos de “pirex” para ir ao forno ou ao microondas…

Ainda falta, no entanto, outra parte essencial para uma mesa bem posta: as flores, perguntam vocês? O vinho? Bom, isso é igualmente importante, mas eu estava pensando mais nos…

 TALHERES!!!!

Mais uma vez, há que fazer a distinção entre ocasião especial/cerimónia e dia-a-dia.

No primeiro caso, os mais nobres são os talheres feitos de materiais nobres: ouro, prata ou banho dos mesmos materiais. Alguns noivos trazem já os faqueiros de família, com o brasão incrustado, ou mandam gravar as suas iniciais (é podre de chique, não é?)

Nas lides do quotidiano, os faqueiros são de metal menos nobre, que não precisa de cuidados especiais para lavar e guardar. Normalmente, usam-se os de inox, e os feitios são ao gosto de cada um. Nestes pequenos pormenores é que percebemos como é importante elaborar uma lista de casamento: se os nossos amigos e queridos convidados nos querem oferecer algo, podem escolher de entre os presentes que os próprios noivos viram e gostaram. Imaginem se uma tia vos oferece um faqueiro com umas cores horrorosas, mesmo medonhas, que a noiva ficou com o penteado desmanchado só de olhar para eles????? CUIDADINHO! FAÇAM TUDO AO VOSSO GOSTO, PORQUE O INÍCIO É IRREPETÍVEL!

Têm de ter em conta talheres para:

Saborearem a comidinha 

Colheres:

de sopa, de sobremesa, de chá e de café;

Garfo e Faca:

para peixe, para carne, para sobremesa;

Para arranjar os alimentos

Faca:

 para bolo, carne, pão…

Garfo:

para carnes, etc

Colher:

para sobremesas, verduras, outros alimentos

Talheres para tirar a salada

Concha para a sopa

e o que mais entenderem!!!!!

Bom, por hoje ficamos por aqui. Para a próxima iremos ver os principais utensílios para a cozinha e outras coisinhas!!!!

Responses

  1. Experimente o site http://www.nlistas.pt para criar a sua lista de casamento!

  2. Olá
    bem estou noiva, mas uma noiva SEM NOÇÃO. pois não sei como começar meu enxoval.
    queria uma lista de o que comprar.
    atenciosamente leticia


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: